sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Os Extraterrestres Evoluídos de Allan Kardec

O Brasil é o país com a maior população espírita do mundo. Constitui o terceiro maior grupo religioso no Brasil e seu segmento social possui a maior renda e escolaridade.[1] Suas doutrinas são compartilhadas integral e parcialmente por muitos brasileiros das mais diversas origens. Também não é rara a existência de brasileiros que, apesar de não se considerarem espíritas, admitem ser “simpatizantes” das doutrinas espíritas.

O apreço que os brasileiros têm pelo espiritismo pode ser percebido pela estatística das maiores bilheterias do cinema nacional. O filme Nosso lar, baseado no livro psicografado do grande ícone espírita no Brasil - Chico Xavier - levou mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros. O fato de um filme espírita levar milhares de pessoas ao cinema não é inédito: ainda em 2010, o filme Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho, já havia levado mais de 3 milhões de pessoas às salas de projeção.

A disseminação da doutrina espírita pelo cinema é uma prática recente no Brasil. O que não se pode ignorar é o seu principal meio de comunicação da doutrina: os livros. Mais de 20 milhões de livros de Allan Kardec já foram vendidos no Brasil e mais de 4 mil títulos e mais de 100 milhões de exemplares dos mais diversos autores espíritas estão espalhados nas mais diversas bibliotecas particulares e públicas do País, além do que pode ser encontrado gratuitamente pela Internet.

As raízes desse fenômeno estão no pedagogo francês Denizard Hippolyte-Léon Rivail, conhecido pelo nome celta “Allan Kardec”. Rivail, recebendo de um espírito a informação de que numa vida passada havia sido um druida com o nome “Allan Kardec”, adotou-o como seu novo nome e, nesse mesmo nome, assinou todas as suas obras, a começar pelo Livro dos Espíritos, de 1857, quando tinha 53 anos de idade.[2]

As doutrinas espíritas atravessaram o Oceano Atlântico e encontraram entusiastas no Brasil. Apenas quinze anos após a morte de Allan Kardec, surgia no Brasil a Federação Espírita Brasileira (FEB), em 1884, cuja incumbência era disseminar e defender a doutrina espírita em todo o País sob o tríplice fundamento “ciência, filosofia e religião”.[1] Não obstante o grande número de prosélitos, a FEB refere que a doutrina espírita foi extremamente perseguida, pois “a inveja e o ciúme semearam sobre ela os mais evidentes erros, as mais grosseiras e as mais impudentes calúnias”.[2]

“Impudentes calúnias”? Avaliando-se o tríplice fundamento da doutrina espírita, percebemos que o primeiro pilar é a “ciência”. Seria a doutrina espírita alvo de “impudentes calúnias” em relação à “ciência” que tanto dizem preservar?

Vejamos, por exemplo, um aspecto científico que pode ser retirado do Livro dos Espíritos, o primeiro clássico de Allan Kardec: as perguntas de número 187 e 188 e a nota de Allan Kardec sobre essas respostas. Esse livro foi escrito no formato de perguntas e respostas totalizando 1.019 tópicos abordados, sob a orientação do “Espírito da Verdade”.

As respostas do “Espírito da Verdade” e a nota explicativa de Allan Kardec - o “mestre” dos espíritas segundo a FEB – estão dispostas abaixo (grifos meus):



O “Espírito da Verdade” e o pedagogo científico Allan Kardec explicam que a Terra não é o único lugar onde os espíritos encarnados vivem. Outros planetas, como Marte, Júpiter, Saturno e Vênus, são também habitações transitórias de espíritos encarnados em nítida evolução moral e espiritual. Todavia, como se evidencia pela explicação de Allan Kardec, alguns planetas têm seres mais evoluídos que outros, como Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Tempos de desenvolvimento de um ser encarnado e as condições de longevidade também diferem das conhecidas em nosso meio, o planeta Terra. Ademais, Allan Kardec, buscando a ratificação da veracidade das informações pelo “Espírito da Verdade”, confirma as afirmações feitas, pois, segundo ele, “muitas respostas semelhantes nos foram dadas por outros Espíritos, e isso nada tem de inacreditável”.

Seria possível consentir a afirmação do próprio Allan Kardec de que “isso nada tem de inacreditável” (grifo em rosa)? Seria possível a doutrina espírita, composta pelo tríplice fundamento “ciência, filosofia e religião”, ser um embuste?

Visto que o espiritismo se define como “ciência”, usemos a ciência para averiguarmos a precisão dos dados informados pelo “Espírito da Verdade”, o próprio Allan Kardec e outros médiuns dessa doutrina.

Faz-se necessário buscar outros textos do mesmo autor – Allan Kardec – e de outros estudiosos dessa doutrina com a finalidade de entendermos mais claramente sua intenção. Isso nos ajudará a dissipar as dúvidas decorrentes de neologismos espíritas que contêm significados um tanto vagos, como a definição de algo que é “semimaterial”.

O espiritismo alega que os corpos encarnados em outros planetas, embora sejam visíveis ao ponto de podermos estabelecer contato com eles, não são semelhantes aos corpos terrenos em sua composição e fisiologia. Logo, esses corpos estariam adaptados para o mundo em que estão encarnados. Essas explicações atraíram a atenção dos brasileiros num antigo programa da TV Tupi, em 1971, chamado Pinga-fogo, que durou quatro horas! Nesse programa, que pode ser encontrado no website Youtube, Chico Xavier vislumbra que, em cinquenta anos, a humanidade se regozijaria e daria um grande salto moral e científico por estabelecer seus primeiros contatos alienígenas.

Como as explicações da fisiologia desses seres encarnados é muito vaga – pois uma encarnação pode ter uma matéria que não é tão matéria –, a melhor maneira de termos melhor juízo crítico sobre a veracidade de suas informações é partindo, exatamente, para a discussão sobre o hábitat do corpo encarnado. Enfim, devemos empregar descrições que evitam os neologismos etéreos usados para a definição da encarnação fora da Terra.  Enfim, a descrição daquilo que cerca o corpo encarnado, que é definitivamente material. Logo, o leitor encontrará a descrição (espírita) de como aquilo que não é exatamente a matéria que conhecemos se relaciona com aquilo que é matéria como a conhecemos.

Vejamos, então, algumas características dos planetas que, supostamente, abrigariam encarnações de espíritos, como Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Disporemos as informações contrapostas a partir de seus observadores: a) os cientistas, que realmente observaram esses planetas e fizeram filmagens, fotografias e coletas de toda natureza, como atmosféricas e geológicas, e; b) o espiritismo, que coletou suas informações a partir de fontes espirituais. Segundo as informações coletadas por cientistas de todo o mundo e disponíveis na National Aeronautics and Space Administration (Nasa),[3-6] as explicações do “Espírito da Verdade”,  do seu interlocutor o francês Allan Kardec e outros médiuns listados abaixo sauter aux yeux (“saltam aos olhos”, em português).

Essas informações espíritas foram compiladas numa criteriosa revisão da literatura espírita do prolífico médium-autor Eurípedes Kühl publicada pela Mythos Editora, na revista Espiritismo & Ciência, volume 5, sob o título “A vida em outros mundos”.[7] Essa revisão engloba descrições dos planetas feitas pela Revista Espírita (março de 1858, maio de 1859, outubro de 1860 e agosto de 1862), editada por Allan Kardec. Também contém descrições do livro Cartas de uma morta, de 1935, do espírito Maria João de Deus (mãe de Francisco Cândido Xavier, o “Chico Xavier”). Ainda conta com a contribuição de outros autores espirituais, como Humberto de Campos, pela editora da Federação Espírita Brasileira, em 1939, e o espírito Ramatís, psicografado por Hercílio Maes, em 1955, ainda que não se harmonizem aos ensinos de Allan Kardec. A revisão também inclui descrições recentes como a do autor Edgard Armond, de 1979, com o livro Às margens do rio sagrado, que dedicou um capítulo inteiro a Saturno, e o livro Urânia, editado em 1951, pela FEB.

Para melhor compreensão do leitor, identificaremos cada descrição feita e seu respectivo autor/veículo, pois entre Allan Kardec e outros autores há grandes divergências.

1. VÊNUS
PELA CIÊNCIA: Esse planeta foi o primeiro a ser observado de uma espaçonave, em 1962. Mas, foi a partir de 1970 (espaçonave Venera 7), quando sondas começaram a pousar nesse planeta e coletar amostras, que o conhecimento venusiano prosperou. É conhecido como planeta “gêmeo” da Terra. É o planeta mais próximo da Terra (38,2 milhões de quilômetros) e sua translação é de 225 dias da Terra. Grandes e espessas camadas de ácido sulfúrico envolvem todo o planeta, que é extremamente quente e seco. Não há água líquida por causa da alta temperatura. Nos maiores picos a temperatura é de 13ºC, mas a temperatura média na superfície chega a exorbitantes  465ºC. Sua atmosfera é composta por dióxido de carbono com pouca quantidade de nitrogênio e vapor de água. Sua atmosfera contém traços de argônio, monóxido de carbono, neônio e dióxido de enxofre. A sua pressão atmosférica é cerca de noventa vezes maior que a pressão atmosférica da Terra.

PELO ESPIRITISMO: O ar é sutil, como o das altas montanhas terrenas, mas impróprio para os terrestres. O mar é profundo e calmo. Divisões, querelas e guerras são desconhecidas. As artes sublimes substituem a indústria terrestre. Os habitantes são semelhantes aos da Terra e têm adoração constante e ativa ao Ser Supremo, mas sem cultos. A alimentação é feita à base de frutas e de laticínios. Eles ignoram a nutrição por carne e não existem doenças. A expectativa de vida é infinitamente mais longa do que a nossa e a velhice é o apogeu da dignidade humana. Suas vestes são uniformes no formato de grandes túnicas brancas. (Revista Espírita – Allan Kardec); Vênus é um mundo análogo à Terra e menos privilegiado ainda. As estações rápidas produzem bruscas variações de temperatura (Federação Espírita Brasileira – Livro “Urânia”).

2. JÚPITER
PELA CIÊNCIA: As observações desse planeta que leva o nome do deus supremo romano se iniciaram em 1973 pela espaçonave Pioneer 10. Entretanto, apenas em 1995 a sonda Galileo começou a orbitar em Júpiter coletando valorosos dados. Em 2003, os gestores do projeto chocaram a Galileo na atmosfera de Júpiter para evitar que ela se chocasse com uma das satélites naturais de Júpiter, a Europa, e a contaminasse. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e possui dezesseis satélites naturais. O seu volume é maior que o de mil planetas como o nosso. É, basicamente, uma grande bola de gás e líquido com alguma ou pouca superfície sólida. Sua translação é de quase doze anos terrenos. Sua densidade é de, aproximadamente, ¼ da Terra. Os cientistas presumem que o planeta seja constituído, primariamente, por hidrogênio e hélio (os elementos mais leves). A força gravitacional em Júpiter é 2,4 maior que na Terra. Sua atmosfera é composta por 86% de hidrogênio, 14% de hélio e pequenas quantidades de metano, amônia, fosfino, etano, germânio e monóxido de carbono. A famosa mancha vermelha de Júpiter é um grande furacão de gás de 360 km (medida da borda) com diâmetro igual a três vezes ao do planeta Terra. A temperatura média nesse planeta é de gélidos -145ºC. No único local onde a temperatura é de 21ºC, a pressão atmosférica é dez vezes maior que na Terra e não há qualquer superfície sólida.

PELO ESPIRITISMO: Mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes possuem corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza. Deslocam-se roçando o solo, sem fadiga (como os peixes e as aves). Na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida, pois dissipam-se. Alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente. A expectativa de vida é de cerca de quinhentos anos e quase não há doenças. A infância dura apenas alguns dos nosso meses. A linguagem de espírito a espírito é articulada. Suas ocupações são puramente intelectuais. Os animais são mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível. Os animais são encarregados dos trabalhos manuais. Até a arquitetura está presente. A casa de Mozart está em Júpiter juntamente com a casa de seus vizinhos, Cervantes e Zoroastro. (Revista Espírita - Allan Kardec); Júpiter está em período primário de preparação orgânica (Federação Espírita Brasileira – “Urânia”).

3. SATURNO
PELA CIÊNCIA: As primeiras informações coletadas por uma espaçonave (Pioneer-Saturn) em Saturno ocorreram em 1974. Entretanto, foi apenas em 2004 que a sonda Cassini começou a orbitar em Saturno prosperando o conhecimento desse famoso “planeta dos anéis” (que criança nunca desenhou o planeta Saturno?!). É o segundo maior planeta do Sistema Solar e possui 25 satélites naturais. Possui os famosos, mas não exclusivos (Júpiter, Netuno e Urano também têm “anéis”), sete “anéis” de Saturno. Todos os anéis de Saturno são constituídos por fragmentos de gelo. Possui diâmetro dez vezes maior que a Terra e é, assim com Júpiter, uma grande bola de gás que não tem superfície sólida. Sua translação é de 29 e ½ anos da Terra. Sua atmosfera é composta, basicamente, por hidrogênio e hélio. Possui a menor densidade de todos os planetas, que é 1/10 da densidade da Terra ou 2/3 da densidade da água. Ou seja, o planeta Saturno boiaria se fosse colocando num gigantesco recipiente com água. Saturno também tem baixa temperatura: - 175ºC.

PELO ESPIRITISMO: É menos avançado do que Júpiter. (Livro dos Espíritos – Allan Kardec); Os saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres. Não há vícios nem guerras. Utilizam a eletricidade na sua plena possibilidade. Têm habitações de estilo gracioso. A aurora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em “gracis movimentos”. Os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade. As moléstias incuráveis lhes são desconhecidas. A vegetação é diferente da terrena, pois é azulada. Os mares são rosados. (Francisco Cândido Xavier – Cartas de uma morta); Saturno é um mundo de paz. Seus habitantes são seres evangelizados e seus órgãos de percepção são mais elevados. Seus corpos são eterizados suportando longos períodos de atividades sem alimentação (feita de sucos vegetais e respiração). A atividade religiosa é intensa, em comunhão com o Plano Espiritual Superior. As casas não têm portas. As construções, em geral, são de material translúcido e flexível (em muitos casos são edificadas construções por mentalização de técnicos selecionados. O tráfego é intenso, silencioso e suave (Edgard Armond – Às margens do Rio Sagrado).

4. MARTE
PELA CIÊNCIA: Desde o final do século 19, Marte tem sido observada da Terra. Um astrônomo chamado Giovanni V. Schiaparelli referiu ter visto uma “rede de finas linhas escuras” no planeta. Talvez, muitas pessoas tenham se entusiasmado com o que poderiam ser as “linhas escuras”... Entretanto, foi apenas depois da missão Viking, que consistia de duas estações orbitárias e duas sondas que pousaram nesse planeta, em 1976, que o conhecimento deslanchou. O “planeta vermelho” é o “vizinho” da Terra e possui dois satélites naturais. Possui uma atmosfera cem vezes menos densa que na Terra, mas suficientemente densa para suportar um sistema de nuvens e ventos. Tremendas tempestades de poeira acontecem sobre todo o planeta e podem perdurar por meses. Marte é bem mais frio que a Terra (-125ºC) chegando a 20ºC na região do Equador. Todavia, a temperatura média é de -60ºC. Sua translação é de 687 dias terrenos e sua gravidade é cerca de 38% da gravidade da Terra. A crosta é composta por basalto e, no hemisfério norte, há grandes quantidades de andesita. Há gigantescas montanhas, sendo a maior a Olympus Mons com altura de 27 km e 600 km de diâmetro. Há um sistema de canyons deslumbrante com comprimento de 4 mil km e profundidade de 8 a 10 km em alguns lugares. Muitos meteoros colidem com o nosso planeta “vizinho” e, apesar disso, não somos alvos desses terríveis impactos devido à maior densidade de nossa atmosfera que os destrói. Sua atmosfera é composta por 0,13% de oxigênio, 95,3% de dióxido de carbono, 2,7% de nitrogênio, 1,6% de argônio, 0,07% de monóxido de carbono e 0,03% de vapor de água.

Dos planetas listados até o momento, sondas de exploração de superfície de altíssima tecnologia e altos investimentos foram feitos, sem comparação, em Marte. Essas duas sondas, conhecidas pelos nomes Spirit (“espírito”) e Opportunity (“oportunidade”) chegaram a Marte em janeiro de 2004 e continuam a nos fornecer importantes informações a respeito do “planeta vermelho”, embora fosse previsto que suas operações durassem apenas três meses. Os dados encaminhados por essas sondas geraram mais de cem trabalhos científicos acadêmicos. Infelizmente, uma das sondas, a Spirit, teve uma de suas rodas danificada e começou a ser operada em marcha a ré arrastando a roda avariada. Todavia, a sonda acabou sendo calçada por uma rocha em sua parte inferior e suas rodas, girando na poeira, impediram que ela continuasse a se locomover pela superfície do planeta. Após inúmeras tentativas para retirá-la dessa situação, os cientistas desistiram e a transformaram em uma sonda estática.

PELO ESPIRITISMO: Marte é menos evoluída do que a Terra (Allan Kardec – Livro dos Espíritos); Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros. São seres rudimentares. Sua vida é curta. Não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra” da Terra. Os mares são “furiosos” e não permitem a navegação. (Allan Kardec – Revista Espírita); Os habitantes têm grande espiritualidade. Não há guerras, só vibrações de paz. Os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis. Além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, à guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas. O ar é muitíssimo mais leve. Conhecem os enigmas profundos da eletricidade, que usam com maestria. As edificações são análogas às da Terra. A vida em Marte é mais aérea – poderosas máquinas. Embora existam oceanos, há pouca água. Possui sistema de canalização e poucas montanhas (Francisco Cândido Xavier – Cartas de uma morta); Marte, assim como Saturno, atingiu um estado mais avançado em conhecimentos, melhorando as condições de suas coletividades (Federação Espírita Brasileira – Emmanuel);  Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra. A vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena. Marte é um “irmão mais velho e mais experimentado na vida”. Seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo em benefício da humanidade terrena. Os habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre. A alimentação se dá através das forças atmosféricas. Há máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens. Muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente para atender reinos mais fracos da natureza (Humberto Campos – Federação Espírita Brasileira - Novas Mensagens); A humanidade que habita Marte (de 1 a 1,5 milhão de habitantes) é mais evoluída que a terrestre: não há violência, vícios ou paixões inferiores. Seus habitantes possuem faculdades de telepatia e psicometria. Assim, a linguagem, quase sempre, ocorre por telepatia. Têm cabelos poéticos e resplendentes, quais anjos. Têm protuberâncias semelhantes a asas, ao longo das espáduas. Na velhice, o espírito parte para o espaço antes do aniquilamento vital. A alimentação é inteiramente vegetariana. Vários seres que viveram algum tempo em Marte não se adaptaram e, em consequência, migraram para mundos “aquém de Marte”. Alguns marcianos perambulam na Terra. As relações sexuais no matrimônio se dão pelo “plexus abdominais”, sem impurezas do sexo orgânico. As mulheres estão livres do “delivramento”. Moralmente, Marte está mil anos à frente da Terra. No campo científico, quinhentos anos. O transporte aéreo representa 75% de todos os meios de transporte e é absolutamente seguro. Existem aeronaves para viagens interplanetárias, tripuladas ou não (Hercílio Maes – A vida no planeta Marte); Marte tem habitantes pensantes e é semelhante à Terra, mais adiantado na senda do progresso. Os habitantes são muito superiores aos da Terra. São maiores e mais leves que os terrestres. Transportam-se por navegação aérea (frotas movidas pela eletricidade). São de origem sextúpede: bípedes, bimanos e bialados (duas asas). Têm doze sentidos que lhes permitem comunicação direta com o universo. Não há alimentação, pois sua nutrição se dá por renovação celular através de respiração similar a das árvores terrestres. As construções são edificadas pelo pensamento e todos os trabalhos materiais são executados por máquinas e sob a direção de algumas raças aperfeiçoadas de animais. As concepções e nascimentos lembram mais algo parecido como a fecundação das flores. A luz sobre os habitantes de Mare não produz a respectiva sombra. Marte já mandou sinais para a Terra, mas sem resposta (Federação Espírita Brasileira – Urânia).

CONCLUSÕES

Como podemos perceber, há grandes contradições entre os autores espíritas que discorreram sobre os planetas. Ademais, as descrições espíritas em nada se assemelham às descrições objetivas que temos a partir da ciência. Justamente em Marte, que é o planeta que temos incomparável quantidade de informações de credibilidade científica a um “clique de distância” de qualquer internauta, as descrições beiram o ridículo.

Deve-se salientar que grandes nomes do espiritismo, como Francisco Cândido Xavier e Allan Kardec, dão descrições completamente falaciosas em relação aos planetas que se propuseram a explicar. Aliás, todos os seus escritos são de datas bem anteriores às descobertas científicas. Entretanto, o grau de discordância é máximo em relação àquilo que objetivamente temos.

Ainda que os argumentos espíritas sejam etéreos em relação à natureza dos corpos encarnados nesses planetas, os demais detalhes da relação desses corpos com o meio em que estão encarnados nos fornecem provas contundentes de que as descrições espíritas são excusas à realidade e à ciência que tanto se vangloriam se submeter.

Como podemos perceber, o espiritismo é mais uma filosofia e religião, mas não ciência. E pior: como um espírito que se diz “Espírito da Verdade” pode ter transmitido informações tão gritantemente imprecisas àquele que lançou os fundamentos do espiritismo (Allan Kardec)?

É lamentável saber que os adeptos do espiritismo compõem o segmento social com a maior escolaridade no Brasil. Pessoas instruídas nas mais diversas ciências vêm depositando sua cosmovisão em uma doutrina que possui uma fonte de informação tão imprecisa e contrária à ciência. E, consequentemente, terão diretrizes e conceitos igualmente excusos à realidade para suas vidas. Prometeu-se um mapa do tesouro, mas o mapa está errado...

Para não dizer que não há qualquer “espírito” nesses planetas, há apenas um: o Spirit da Nasa. Todavia, esse Spirit, que é de verdade, se quebrou e parou de “evoluir” em seu trabalho. É até possível entrar em contato com ele mandando-se uma mensagem pelo website da Nasa (http://beamartian.jpl.nasa.gov/spiritpostcards).

É óbvio que o parágrafo acima carrega uma ironia! Todavia, esse artigo visa a alertar os leitores sobre algo muito sério: o risco de depositar sua fé em algo tão explicitamente impreciso. Ademais, algumas pessoas podem negar, mas o que poderia acontecer com sua alma se a depositar num sistema de doutrinas tão equivocado? As consequências são dolorosas e eternas.

É até possível que Allan Kardec tenha agido com sinceridade em busca de sua doutrina e não quisesse enganar as pessoas conscientemente. Todavia, é notório que ele foi enganado pelo “Espírito da Verdade” e tem repassado o engano adiante, infelizmente (1Tm 4.1). Sim, um espírito, mas mentiroso e inimigo da verdade, tem escravizado pessoas sob um sistema equivocado e que comprometerá a salvação de suas almas. Aliás, recordando a explicação de Allan Kardec, difícil é conceber que um espírito “próximo da perfeição”, como os encarnados em Júpiter, ainda minta tanto! Que ironia!

A Palavra de Deus diz que nenhuma mentira procede da verdade: “Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade” (1Jo 2.21). De uma fonte de verdade apenas pode emanar a própria verdade. E Jesus disse isso expressamente: “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).

Poderia o “Espírito da Verdade” de Allan Kardec dizer o que Cristo afirmou? Já não mais! O “Espírito da Verdade” sempre foi um impostor e isso, agora, está evidente! Allan Kardec apoiou-se na “ciência” e isso com certeza lhe foi útil considerando o forte racionalismo do século 19. Todavia, esse trunfo de Kardec foi momentâneo, pois sua doutrina nunca esteve calcada sobre A VERDADE, Jesus Cristo de Nazaré, o Messias, Deus-filho unigênito de Deus-pai.

Um espírito mentiroso enganou Allan Kardec e o recrutou para enganar multidões a fim de que neguem, ainda hoje, o sacrifício salvífico de Jesus, que é Deus, não um ser evoluído. Deus encarnou na Terra, mas não entenderam que era o próprio Deus. Paulo disse: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apergar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Fp 2.5-11)

Se a verdade está apenas em Jesus Cristo, que é Deus, e o “Espírito da Verdade” não diz a verdade, quem é ele? Ora, estabelecida uma fonte segura de informação (o próprio Deus-filho) perguntemos àquele que é A VERDADE: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade!” (Jo 8.44,45).

Como Jesus Cristo disse, “vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade”. Infelizmente, sinceros e bem intencionados adeptos do espiritismo poderão ler essas palavras, mas ainda as repudiarão. É lamentável dizer isso, mas a própria verdade – Jesus Cristo – diz que essas pessoas pertencem ao pai delas. E pior: dizer a verdade faz, justamente, com que algumas delas se aprofundem ainda mais na mentira e não creiam no Salvador.

Se você é um simpatizante ou um fervoroso adepto do sistema doutrinário espírita, rogo a Deus para que você tome uma decisão que glorifica a Deus. Troque a “pseudo-ciência, filosofia e religião” simplesmente pela... Verdade (só!), que reside em Jesus Cristo, o Salvador das almas do suplício eterno: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens” (Jo 1.1-4).

Leandro Boer


Leia também a respeito da Doutrina da Pluralidade de Existências de Allan Kardec.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Federação Espírita do Estado do Ceará, 2010, O Espiritismo no Brasil. http://www.feec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=348:o-espiritismo-no-brasil&catid=15&Itemid=28 [Accessed in 2010-11-27]

2. Federação Espírita Brasileira, 2010, Allan Kardec. http://www.febnet.org.br/site/oquee.php [Accessed in 2010-11-27]

3. Head, James W. , III. Venus. World Book Online Reference Center. 2004. World Book, Inc. http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar582880.

4. Gierasch, Peter J., and Philip D. Nicholson. Jupiter. World Book Online Reference Center. 2004. World Book, Inc. (http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar293080).

5. Spinrad, Hyron. Saturn. World Book Online Reference Center. 2004. World Book, Inc. http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar492440.

6. Squyres, Steven W. Mars. World Book Online Reference Center. 2004. World Book, Inc. (http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar346000.)

7. Kühl E. A vida em outros mundos. http://www.portaldoespirito.com.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html [Accessed in 2010-11-30]

22 comentários:

  1. A falácia "científica" do século 19 é derrubada no século 21. Entretanto, tantos corações ainda voluntariamente permanecem ligados ao engano já desmascarado. Por causa da ciência? Não: a despeito da ciência.

    Que a graça de Deus abra para o Evangelho corações endurecidos pela mentira que afasta os homens de Jesus, o Salvador.

    Pr. Thomas Tronco

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual das afirmações de Allan Kardec ou do espiritismo kardecista nos afasta tanto de Deus? Porque sou espirita e o principal ensinamento é que Jesus encarnou na Terra para nos ensinar que respeitando apenas aos dois principais mandamentos de Deus, já é suficiente, pq quem ama a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo nunca fará mal algum ao próximo, a si mesmo (através de vícios, principalmente) e reconhecerá em Deus um pai de amor, que como qualquer pai quer o melhor para seu filho, permitindo que ele curse a escola da vida (na multiplicidade dela porque uma única vida não seria suficiente nem justa para definir nosso futuro eterno). Li o artigo e não identifique o que há de tão alarmante, afinal religião é criada por homens que ainda são seres imperfeitos, ou seja, todas as religiões possuem seus equivocos. Se há algo grave, me ajudem a enxergar, pq me considero uma pessoa de coração bom e não quero que minha escolha religiosa me leve ao sofrimento eterno...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    O artigo fala por si só. Ele é religioso, mas trata de ciência verificando incosistências gritantes que retiram o rótulo de credibilidade de todas as afirmações espíritas. O ônus da prova, agora, é dos adeptos do espiritismo que ainda queiram afirmar que o Espiritismo é, em primeiro lugar, "verdadeiro" e, em segundo lugar, "científico".

    Quanto a Jesus, ele não ensinou apenas a amar. Ele ensinou também que ele é único caminho para Deus (Jo 14.6) - sem ser por ele "ninguém" vai a Deus - e que, fora dele, não há salvação (Jo 3.36).

    Vou postar os textos por extenso logo abaixo:

    "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim"(Jo 14:6).

    "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus"(Jo 3:36).

    Leia também este outro artigo: http://conhecaaredencao.blogspot.com/2010/12/inconsistencia-cientifica-da-doutrina.html

    ResponderExcluir
  4. Prezado leitor (anônimo),

    O artigo visa alertar sobre o perigo de se depositar nossa cosmovisão em um sistema que se declarou a "Verdade", apesar de se opor ao que Jesus Cristo ensinou sobre a vida eterna e a justiça de Deus. Infelizmente, o sistema kardecista distorceu os ensinamentos bíblicos e muitas pessoas têm perdido a salvação da alma apesar de sua busca sincera. Não duvido que você esteja buscando a verdade com sinceridade, mas vale a analogia: Por mais que se tenha fé de que um ônibus que pegamos chegará em Porto Alegre, se ele estiver destinado a ir para a Recife, podemos até passar a viagem toda tendo fé, mas o que de fato ocorrerá será a chegada em Recife. Todavia, não estamos nos referindo a simples posições geográficas, mas aos destinos eternos que o ser humano tem após a morte (Hb 9.27), pois há somente uma única passagem a ser comprada pela fé em Jesus Cristo: o paraíso.
    Sim, os homens quando criam religiões cometem equívocos. Mas, quando Deus se revela, isso não é mais "religião" como se entende na mídia, mas a própria iniciativa de Deus para a salvação dos pecadores pelo sacrifício substitutivo de Jesus na cruz. Ele não poupou seu filho, que é Deus, não um ser evoluído. Aliás, se Jesus for apenas um espírito evoluído e não Deus, o lógico seria dizer que ele era um lunático, pois ele nunca deixou em dúvida de que era "Emanuel", ou seja, Deus conosco, o próprio Deus encarnado (Is cap. 53). Deus morreu para que pudéssemos ter vida.
    Você disse que uma única vida não era suficiente para definir o nosso futuro. Na verdade, nem milhões de milhões de milhões de reencarnações conseguiriam isso, pois o pecado que há em nós feriu a santidade infinita de Deus. Logo, o senso de justiça que você procura está no sangue de Jesus Cristo. Ele morreu por mim e pelo Pr. Thomas e pode ter morrido por você. Hoje sei que pela graça sou salvo e que fui perdoado, não por meus méritos desta vida ou de vidas passadas, mas pelos méritos de Cristo. Jesus não pecou e é Deus. Apenas um sacrifício daquele que é santo, santo e santo poderia pagar o preço de nossa infinita ofensa a Deus.
    Leia ainda o outro texto sugerido pelo Pr. Thomas. Estamos à disposição para apresentar a "verdadeira Verdade": a fé que salva e nos torna verdadeiramente filhos de Deus. Graças a Deus, um dia essa mensagem chegou a nós e rogamos, agora, que você não a ignore.

    Leandro Boer

    ResponderExcluir
  5. Realmente, há divergências dentro do Espiritismo e com a ciência terrena. Pois toda ciência(conjunto de conhecimentos que dispõe de metodologia e objeto de estudo)evolui com o tempo. Assim como a alquimia cedeu espaço para a quimíca e a recente geologia que nasceu em 1779.

    Kardec sempre afirmou que a reforma moral do individuo, baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo, era o principal objetivo do Espiritismo. É por isso que Chico Xavier doou o dinheiro dos 50 milhões de livros vendidos para instituições de caridade.("Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.")


    A ciência espírita, que também evoluirá, serve de base para estudos de leis da natureza que não conhecemos ainda, devido ao atual estágio de nossa evolução.
    A ciência comprovou também que a humanidade não nasceu de um pedaço de costela...

    A linguagem de Jesus com metáforas, analogias e metonímias foram ditas para o desenvolvimento intelectual da época. Época que se apedrejava as adúlteras (hoje isso é inimaginável).


    Todas as religiões levam a Deus. Uns de um jeito e outros de outro jeito, e cada um de acordo com a cultura e desenvolvimento espiritual do indivíduo. Afinal, quem seguir os ensinamentos de Buda e ser sempre humilde, caridoso, fazer o bem, etc... vai pro inferno?

    Quanto ao assunto de vidas em outros planetas. Existe muita coisa que Deus criou e não podemos entender. A semente foi lançada, esperemos germinar e sejamos humildes perante seu soberano poder.

    Nada é lamentável, meu caro...Nada! Deus é soberanamento bom e justo. Quando você morrer, você se lembrará de mim.

    Um abraço fraterno de um irmão espírita!
    Que Jesus nos ilumine...Hoje e para todo o sempre!

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo (que podia ter dito o nome),

    Bravatas desse tipo ("um dia vocês verão") não chegam a lugar algum. A verdade é que o diabo fez os homens crerem que uma moral positiva é o suficiente para levar o homem a Deus. Se isso fosse verdade, a encarnação e a morte de Jesus seriam os fatos históricos mais inúteis de todas as eras.

    A verdade é que Jesus fez isso para sofrer a condenação no lugar dos pecadores que crerem nele para a salvação. Negar isso é, segundo aqueles textos como aqueles que postei para vocês - e que você simplesmente ignorou - permanecer no estado de condenação que levará sim ao inferno.

    Abandone as vãs filosofias e entregue sua vida a Jesus. Então, com todo a alegria e razão, poderá dizer: "Quando você morrer, você se lembrará de mim".

    Pr. Thomas

    ResponderExcluir
  7. Qual o propósito disso tudo?

    Deus no deu o livre arbítreo para sermos quem quisermos e acreditarmos em quem quisermos e no que quisermos.

    Acho justo que houvesse respeito entre os seres humanos. Não é desta forma que chegaremos à perfeição.

    Jesus é o caminho a verdade e a vida. É isso que importa. Em qualquer religião.

    Não vamos criar debates, intrigas, pois não estamos aqui para julgar ninguém, somente a nós mesmos.

    Vivamos em paz. É isso que precisa a humanidade.

    Grande abraço a todos.

    Maria O. P.

    ResponderExcluir
  8. Maria,

    Em lugar de atacar a iniciativa de demosntrar a verdade a quem segue a mentira (o que é, por si só demonstraçao de amor), os leitores deveriam tratar das evidências apresentadas. O escritor mostrou com dados cientificos que o guru do espiritismo errou - ou mentiu - ao apresentar doutrinas que afastaram as pessoas da fé na morte e ressurreição de Jesus como fonte de salvação.

    Assim, voce poderia comentar as posições erradas de Allan Kardec à luz da evidência científica.

    Pr. Thomas

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não estava atacando a iniciativa.

    A fé de cada um é de cada um, e devemos respeitar para sermos respeitados. Assim como a sexualidade. Cada um sabe de sí e busca a sua salvação como lhe convém.

    E eu estava me referindo justamente aos posts anteriores onde duas pessoas de religiões diferentes debatem o tema cada um com sua razão.

    Religião não é assunto discutível. Devemos viver em paz e nos unir em nome de Jesus e de Deus, nosso criador. Independente de religião, de raça ou de cor.

    Já existe tanta guerra no mundo e tanta miséria.

    Façamos a paz no mundo e a busquemos. E isso começa com nosso irmão ao lado. Sejamos solidários e fraternos.

    O mundo precisa disso. O mundo precisa de PAZ.


    Maria

    ResponderExcluir
  10. Maria,

    Ainda que o mundo precise de paz, ele precisa ainda mais da VERDADE. É melhor a palavra verdadeira que desagrada e traz saúde, que a falsa que traz um falso conforto e segurança.

    Esse artigo visa tratar a verdade e não atacar as pessoas. Se elas se sentem atacadas, via de regra é porque a verdade as incomodou e elas não conseguiram refutá-la. O artigo trata sobre os erros e mentiras de uma pessoa morta que não pode ser ofendida. Quanto aos vivos, devem atender a verdade ou responder os argumentos em vez de criticar as pessoas.

    Você já conseguiu, lendo o artigo, encontrar a verdade? Já percebeu como tem crido em algo que a ciência - e não os teólogos - demonstrou ser falso e mentiroso? Será esse o motivo do desagrado?

    O espaço está aberto para as refutações, mas até agora só recebemos críticas pessoais. Até "palavrões" já nos enviaram (é claro que eu não aprovei a publicação). Entretanto, ninguém escreveu uma linha sequer que prove a veracidade das afirmações kardecianas. E olha que o tema é científico. Outro dessa natureza é: http://conhecaaredencao.blogspot.com/2010/12/inconsistencia-cientifica-da-doutrina.html.

    Então, reflita, Maria. A vida não é uma ficha que podemos apostar para ver se estamos certos ou se nossa posição pode vencer. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

    ResponderExcluir
  11. A Terra possui 6 mil milhões de habitantes que ocupa boa parte do globo, e Marte de acordo com os livros, 1,5 milhão o que não é nada comparado ao tamanho do planeta, e o que vi no texto foram só descrições.
    Marte ainda não foi 100% mapeada e muitas sondas foram perdidas inexplicavelmente durante suas expedições. Se não foi totalmente mapeada, não se pode afirmar ainda que não exista vida nesse planeta.

    Quanto aos outros planetas, nesse texto não prova que não haja vida neles. Apenas os descrevem, e as descrições dos livros e as científicas não tem parâmetros de comparação. Um descreve a vida e outro o planeta. Se os livros dizem que os corpos são adaptados à vida neles, essas informações científicas então não são relevantes.

    Então por isso a doutrina é falha? Não é ciência? E Adão e Eva? Seguidores assíduos da Bíblia acreditam na criação de um homem e uma mulher que povoaram o mundo. E ninguém questiona se realmente existiram. O fato de existir vida nos planetas ou não, não nos faz questionar a doutrina, porque a fé é muito mais que isso.

    A doutrina espírita se baseia em Jesus e no evangelho Dele, nos ensinamentos, nos 10 mandamentos de Deus, no amor ao próximo, na igualdade fraterna, e em tudo que venha dos ensinamentos de Jesus, pois somos seguidores DELE, de Jesus e não de Kardec como vocês erroneamente acreditam.

    Kardec iniciou a doutrina e foi um transmissor das mensagens e um estudioso no tema. E Chico Xavier nunca escreveu nada, apenas recebia mensagens e as publicava em livros. O autor de verdade, nunca foi ele.

    E para encerrar, vocês cometeram um erro. Não é “Espírito DA Verdade” e sim “Espírito DE Verdade”, o Espírito que veio nos lembrar da VERDADE DE JESUS. Nos recordar que só Jesus salva pois ele é a VERDADE e o caminho para Deus.

    E Sr.Leandro, com todo respeito,

    "Infelizmente, o sistema kardecista distorceu os ensinamentos bíblicos e muitas pessoas têm perdido a salvação da alma apesar de sua busca sincera."

    Como sabe quem "perdeu a salvação da alma"? Pelo que eu saiba, só Deus.

    Sr. Thomas, no seu post anterior você disse:

    “É melhor a palavra verdadeira que desagrada e traz saúde, que a falsa que traz um falso conforto e segurança.”

    Seguimos a Palavra de Jesus e, acredite, ela não é falsa.

    Não critiquemos nossos irmãos que buscam Jesus. Não busquem forma de destruir a doutrina, pois também seguimos Jesus.

    Não questionem a “verdade” do espiritismo nem imponha a vossa, pois ninguém é dono da verdade, pois a VERDADE é Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Você está dizendo que há vida em Marte conforme a descrição de Allan Kardec? Se for, é melhor dar algum dado que corrobore a afirmação, pois o Dr. Leandro provou com dados que não há em Marte um meio que comporte a vida descrita por Kardec. Essa de dizer que Marte não foi toda mapeada, se chama "argumento do silêncio". É o mesmo que dizer: "Não há nada no texto que fale contra". O problema é que o outro pode dizer: "Também não há nada que fale a favor". Então, é melhor buscar apoio em alguma fonte que dê as tais indicações de vida em Marte - sem falar nos outros planetas.

    Outra coisa é que seguir Jesus não é falar no seu nome, mas obedecê-lo e seguir seu caminho (não o nosso). Ele mesmo disse que não são todos os que o chamam de Senhor que o são de fato. Ele disse:

    "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6.46).

    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7.21).

    E o que será que ele disse sobre a reencarnação para que lhes seja o Senhor? Ele disse: "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6.40). As palavras de Jesus mostram que a base e a esperança do cristianismo é a "ressurreição" e não a reencarnação (elas são autoexcludentes; não dá para conciliá-las). Assim como não dá para ignorar que:

    1) As Escrituras condenam e chamam "abominação" a prática espírita: "Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti." (Deuteronômio 18.9-13).

    2) Afirmam que o homem vive apenas uma vida: "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9.27).

    Fica difícil, depois disso, querer valorizar um trecho das Escrituras como os 10 mandamentos e ignorar as condenações às práticas estranhas ao cristianismo.

    Quanto a dizer que ninguém fala nada contra a fé dos cristãos na criação de Deus, só pode ser brincadeira. Essa fé é atacada constantemente. Entretanto, o melhor que conseguiram para desacreditar a criação divina foi supor que houve uma massa de gas que ninguém sabe quem criou e nem de onde veio; que houve uma explosão que ninguém sabe porque; e que, ao acaso, toda a perfeição do universo se fez. Olhando para isso, o Professor Adauto Lourenço sugere algo assim: "Se você não está feliz com seu carro ou com sua casa, exploda-os, pois há uma boa chance de se tornarem carros e casas bem melhores".

    Quanto a tentarmos impor "nossa" verdade, não há "nossa" ou "vossa" verdade. Só há verdade. Se elas são conflitantes, uma é verdade e outra não. Não é possível que as duas sejam verdade. Não há uma verdade para cada um. Só há a "verdade".

    Já, quanto a "impor" nossa verdade, não postamos esse texto em um site espírita, mas em um blog cristão. Quem é, então, que está tentando "impor" algo?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,

    O Dr. Leandro Boer me pediu para postar a seguinte mensagem:
    ______________

    Você ignorou completamente as descrições físicas de Marte. E quanto aos oceanos, 75% de transportes aéreos e grandes máquinas suspensas nas nuvens? E quanto à geografia do local? Percebeu que coloquei o sistema de canyons gigantescos e a descrição do Olympus Mons propositadamente para dar o contraste com o que foi descrito pelo espiritismo? Além da descrição dos seres que lá viveriam, há descrições físicas que em NADA se assemelham ao que temos pela ciência. Você pode continuar se escondendo atrás do argumento de que não existem nem 2 milhões de pessoas em Marte e que eles estão fora do alcance das explorações que fazemos nesse planeta, mas isso não resolve o problema. A ânsia por encontrar alguma forma de vida em Marte chega ao ponto de pesquisadores indagarem sobre possíveis bactérias fossilizadas neste planeta. Acredite: tudo o que a NASA adoraria encontrar naquele planeta é alguma forma de vida, pois isso motivaria o governo a subsidiar suas pesquisas, que s ão muito onerosas para um país que saiu recentemente de um crise econômica global. Enfim, há MUITO empenho em descobrir vida por lá, ainda que fossilizada!

    Em relação à perda da salvação: pelos versículos expostos pelo Pr. Thomas podemos perceber que a fé genuína é única e advém de crer na Palavra de Deus como ela é, não uma distorção como a feita por Allan Kardec. Deus disse que seria assim. Jesus, sendo Deus, disse que seria assim. Por que eu estaria equivocado se apenas repliquei aquilo que Deus disse? Sou apenas um mensageiro e minhas opiniões nada valem, pois sigo o que Deus explicitou em sua Palavra.

    Atenciosamente,

    Leandro Boer

    ResponderExcluir
  14. Sr.Thomas

    Observo muita vaidade e pouca humildade em suas palavras. Parece que o senhor realmente conhece a verdade "acima de todas as coisas". Mas a verdade é que "somos todos pequenos grãos de areia no meio do oceano". Não estou aqui defendendo a sua teoria ou a teoria kardecista, mas acredito que oa homem, não foi dada toda condição de compreenção do planeta, assim como sobre os planetas (se existirem). Prova disso é que desde que o mundo é mundo a ciência, a tecnologia, a intelectualidade entre outros, passaram por transformações e cada ano que passa é descoberto algo novo e revelado ao mundo. Ora, se o que conhecemos como ciência fosse algo incontestável, a própria ciência não teria mais o que descobrir, mas o que vemos a todo momento, são antigas afirmações da ciência, "mudarem o discurso", lançando mão de uma nova descoberta, visão ou possibilidade.
    Deus e Jesus Cristo é muito maior que tudo isso, que essa especulação ou discussão, filosófica. E Deus assim como Jesus, tenho certeza, não nomeou nenhum homem para falar ou ratificar seus designios, pois nós somos muito imperfeitos e pecadores para isso. Mas Deus deixou sinais: Jesus, a bíblia e seus ensinamentos servem como referência a todos. Mas somos tão imperfeitos Thomas que interpretamos cada um a sua maneira e desta forma, está criada as "religiões", as "sociedades" e os "grupos filosóficos". Se o que digo fosse uma falácia, no mundo não haveria guerra, miséria, inveja, vícios e enfermidades, porque o homem já os teria resolvido "do alto de sua compreenção da verdade" não é mesmo. Espero que todos possamos refletir o quão somos pequenos, para brigar por verdades que julgamos compreender. Pois a verdade da perfeição, da bondade, da felicidade e da evolução não nos cabe meu caro, somente a DEUS

    ResponderExcluir
  15. Cristiane,

    Parece que você creditou o texto a mim. Na verdade, eu o publiquei, mas quem escreveu foi o Dr. Leandro Boer, membro da minha igreja.

    Bem, a questão não é se a ciência descobre muitas coisas torndo as velhas obsoletas. É notar um engano com uma intenção específica por parte de uma "espírito de luz" que não deveria acompanhar os avanços da ciência, mas estar acima deles. A mentira é exposta quando o suposto espírito fala aos homens coisas erradas. A partir daí, o que vem pela frente está todo comprometido e deve ser repudiado pelos homens. Essa foi a preocupação do Dr. Leandro ao escrever o texto. Apontar para o fato de que muita gente está colocando suas esperanças em algo que já nasceu mentiroso.

    O mesmo não acontece com as Escrituras e com as palavras de Jesus. Sua ética incontestável e o desenvolvimento da ciência, da história e da arqueologia, apontam, cada ano, para sua veracidade e autenticidade.

    Entretanto, nossa preocupação não é em provar que estamos certos e outros errados. Longe disso. Nossa preocupação é com o bem das pessoas que agora buscam caminhos errados que irão lhes trazer consequencias indesejáveis pela eternidade. Nossa intenção é apresentar a "verdade" - não a nossa -, a das Escrituras, a das palavras de Jesus, o qual disse: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará" (Jo 8.32).

    Nesse sentido, 4 textos (para resumir) nos apontam qual é essa verdade que liberta o homem e lhe garante a vida eterna. É "a" verdade e não "uma" verdade. E é bastante específica:

    "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).

    "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4.12).

    "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1Tm 2.5).

    "Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1Jo 5.12).

    ResponderExcluir
  16. Cristiane,

    O Dr. Leandro Boer me pediu que postasse o que segue abaixo. Um abraço.

    ________________________________

    Cristiane,

    É preciso advertí-la: defender a verdade não trará paz (que descreveu) à Terra e aos Homens, principalmente porque o atual mundo jaz no maligno. O próprio Jesus Cristo foi enfático neste argumento. Seguem 2 episódios:

    Episódio 1:

    Mt 12.30: "Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha".

    Entretanto, o que mais chama a atenção do leitor nesse episódio é que Jesus Cristo defende a sua própria ressurreição e a ressurreição daqueles que morreram com a fé genuína justificadora, não a reencarnação. É clara a exposição em relação à ressurreição dos crentes para viver com Deus. Entretanto, o que o kardecismo ensina? Reencarnação.

    Logo, quem é que "espalha" segundo Jesus Cristo: aqueles que defendem a ressurreição ou aqueles que defendem a reencarnação?

    Episódio 2:

    Mt 10:33-34: "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois eu vim para fazer que o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família".

    Entretanto, o que mais chama a atenção do leitor nesse episódio é que Jesus Cristo defende sua própria autoridade como Deus e que ele detém o poder para condenar pessoas à perdição eterna (inferno). Ademais, a ênfase de Jesus sobre quem irá para o inferno está justamente sobre aqueles que negam que Jesus Cristo é Deus. Até onde sabemos, Jesus Cristo não é Deus para o kardecismo e isso é motivo de condenação segundo o próprio Jesus Cristo.

    Note que o sistema kardecista opõe-se frontalmente ao ensino bíblico e atende com incrível acurácia os critérios de inclusão para a condenação eterna.

    Ademais, sua argumentação denota um desejo por uma paz mundial que a própria Palavra de Deus diz que não será obtida enquanto a verdade estiver sendo pregada, pois "os dias são maus" e o "mundo jaz no Maligno". A Palavra de Deus diz que um dia haverá a falsa paz provisória como o mundo nunca presenciou (Zc 13.8; Dn 9.27; Ez 38-39). É aquela paz entre judeus e palestinos que você deve ter pensado ao escrever seu post. Todavia, será exatamente o momento em que o Anticristo será revelado. E será por satisfazer o desejo de paz das pessoas (como a que descreveu) e executar os sinais miraculosos que ele enganará a muitos.

    Desta forma, a advertência que a Palavra de Deus faz é que o seu atual mindset (que é também comum a muitas pessoas) está altamente alinhado com aquilo que será pregado e praticado pelo Anticristo. Enfim, esta forma de pensar, como está, é um terreno fértil para o acolhimento do Anticristo e seus desígnios.

    Cristiane, com inteireza de coração dizemos a você, não "espalhe" (Mt 12.30).

    Pense nisto.

    Leandro Boer

    ResponderExcluir
  17. Prezado Leandro,

    Fiquei muito feliz com a resposta, pois pensei que não seria publicada neste site. Compreendo todas argumentações aqui descritas, pois é óbvio que não estou falando com um leigo! Mas ainda assim, gostaria de deixar registrado que o meu desejo não é apenas por uma paz mundial. O meu desejo começa nos ensinamentos do próprio Cristo, sendo os dois primeiros mandamentos, que você conhece bem. Observe que os dois primeiros mandamentos, já denotam o quanto Cristo desejava a paz, a união e a compreenção entre os homens. Todos temos uma fé, uma verdade em que acreditamos, mas o fato é que temos exatamente isso, a não ser que você tenha falado com Deus pessoalmente e possa provar. Minha em Deus e em Cristo é incostestável para mim, porém é claro que não conheço cada frase da Bíblia como você! Mas conheço os mandamentos do pai, conheço a necessidade da caridade, benevolência, da auto-crítica (pois não somos perfeitos). O que procuro ser a cada dia é: uma pessoa melhor, mais compreensiva, mais benevolente, mais caridosa, mais positiva. Procuro praticar o bem em todas estâncias éticas. Procuro ser, um ser humano melhor independente de minhas crenças religiosas. Continuarei a "espalhar" isso. Pelo menos até que me apresentem algo mais digno e menos egoísta para semear o bem ao próximo.

    Pense nisto. Se a sua vaidade permitir!

    Cristiane Alves

    ResponderExcluir
  18. Cristiane,

    O problema reside justamente no pequeno esboço que as pessoas fazem do ensino de Jesus reduzindo-o à apenas os dois mandamentos. Entretanto, o mesmo Jesus que disse para amarmos o próximo disse a pessoas incrédulas ao seu redor:

    "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos" (Jo 8.44).

    "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!" (Mt 23.27).

    Palavra duras, não? Nem parecem de Jesus... e mais: veja o que ele fez aos cambistas no Templo:

    "E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas" (Jo 2.14,15).

    Vê? O mesmo Jesus que ensinou a paz muitas vezes a quebrou para defender bens ainda maiores: a salvação pela fé dos pecadores e a santidade do nome de Deus.

    Portanto, é necessário saber mais sobre Jesus e sobre seu ensino que os mandamentos de amor (você mesma confessou não ter tal conhecimento, de modo que é compreensível que as verdades fundamentais lhe tenham fugido).

    O fato é que Jesus não veio para ensinar a paz (para isso, Deus enviaria profetas), mas para morrer pelos pecadores na cruz (isso só ele podia fazer). O ensino mais importante de Jesus está ligado a essa obra redentora; a obra na cruz.

    Assim, a lição de amar a Deus e ao próximo é uma lição para um grupo definido de pessoas: aqueles que foram salvos por ele. E para isso, só há um caminho:

    "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10.9-13).

    Um abração,

    Pr. Thomas

    PS. Ao nos chamar de vaidosos, cuidado para não se ver no espelho. Afinal, temos tratado você e suas postagens com todo respeito. Isso revela algo sobre sua fé na "paz".

    ResponderExcluir
  19. Se tudo que a NASA publica for falso, o que você fará ? Dirá que foi enganado como todo mundo ?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,

    E se tudo o que Bíblia fala for verdade, o que "você" fará?

    Jesus disse: "Eu sou o caminho, a 'verdade' e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".

    ResponderExcluir
  21. Anônimo,

    O que você disse cheira à "Teoria da Conspiração", em princípio. Pode até ser que faça parte de algum enredo de alguma produtora de Hollywood no futuro, entretanto, mesmo neste caso, é muito improvável. Seguindo o próprio conselho bíblico, utilizemos a lógica para analisar o que você disse porque o próprio Deus trino nos pede para fazer isso: "Vinde, pois, e arrozemos, diz o Senhor" (Is 1.18)

    Sua hipótese implica no malefício da própria NASA. Ou seja, a NASA mentiria para sua própria derrocada! E não é isto o que está acontecendo! A NASA está passando por sérias dificuldades financeiras e várias restrições orçamentárias foram feitas pelo presidente Barack Obama. Aliás, eu estive em maio visitando a NASA e eles pareciam estar em "campanha", pois falavam constantemente sobre a importância que a NASA tem para a geração de tecnologia para a vida das pessoas e que o corte orçamentário traria mais prejuízos do que simplesmente a renúncia de não se ter uma exploração marciana tripulada.
    Como sabemos, recentemente a última viagem para além de nossa atmosfera foi feita pela nave Atlantis - uma despedida do projeto espacial da NASA. Veja no link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247592-15227,00-A+CERIMONIA+DO+ADEUS+AO+ESPACO.html

    Tudo o que a NASA gostaria era exatamente o contrário! Se ela fosse mentir, seria para alcançar o efeito inverso.Ela deseja manter o seu orçamento e, a mentira, neste caso, surgiria no sentido de HAVER VIDA nestes outros planetas. Ou seja, se houvesse algum vestígio de vida, por mais "simples" que fosse, seria muito mais fácil convencer o governo americano a injetar bilhões de dólares em seu projeto.

    (Continua)

    ResponderExcluir
  22. Isto é tão real que, recentemente, a NASA foi extremamente criticada por publicar um artigo sobre "astrobiologia" defendendo a hipótese de que haveria uma bactéria que utiliza o arsênico ao invés de fósforo para as suas reações bioquímicas vitais. Enfim, eles disseram ter encontrado esta bactéria na Terra e concluíram que o fato desta bactéria existir poderia ser um indício de que ela também poderia existir fora do planeta. Isto atraiu muito a atenção da mídia! Aliás, uma das grandes críticas que a NASA recebeu foi que ela buscou a mídia ANTES do que a comunidade científica para divulgação dos seus resultados. Uma estratégia "baixa" para criar um "auê" social a seu favor, segundo os críticos. Enfim, uma notícia como esta poderia ser um argumento da instituição para que o governo americano desistisse de cortar os seus orçamentos de exploração espacial, pois sensibilizaria a "massa" a favor de sua causa.

    Várias críticas fundamentadas foram levantadas à revista Science e a NASA teve de se explicar dizendo que, "talvez", a situação não era tão "assertiva" como disseram e que precisam estudar mais o assunto. Veja no link: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/bacteria+de+arsenio+nasa+finalmente+responde+as+criticas/n1237878168435.html

    Note, então, que o comprometimento moral (mentir) estaria a favor do argumento kardecista, não o cristão. Enfim, é notável que a NASA está tentando "forçar" alguma evidência de vida para que ganhe novamente o apoio da população americana. Mas, a população americana está cansada de ver desertos áridos nos planetas do Sistema Solar, especialmente em Marte.

    Quem se valeu da ciência para "autenticar" sua doutrina foi o herege Allan Kardec, não Jesus Cristo. Embora a precisão científica da Bíblia seja notável, ela não se escorou em metodologias científicas, pois a própria Verdade - Jesus Cristo - nos ensinou. Em suma, a ciência serve à teologia e não a teologia serve à ciência.

    Allan Kardec, se quisesse mesmo ver sua doutrina preservada, deveria ter mentido melhor e dito as mesmas coisas, mas para planetas a alguns milhares de anos-luz da Terra. Assim, a sua mentira teria mais tempo de "vida" antes de ser desmascarada como um embuste pelo seu próprio raciocínio.

    Mais uma vez a Palavra de Deus está certa. Ela diz que por mais absurdo e ilógico que sejam os ensinos dos falsos mestres, haverá SEMPRE multidões que as seguirão até que Jesus Cristo venha. É só voltar no começo do artigo: as estatísticas brasileiras mostram exatamente isso.

    Leandro Boer

    ResponderExcluir