quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Disposições Necessárias ao Cristão

Charles H. Spurgeon (1834-1892), conhecido como “o príncipe dos pregadores”, dirigiu uma famosa escola que treinava homens para o ministério cristão. Em uma de suas aulas, sobre o tema “pregação ao ar livre”, ele contou a história de um missionário na Irlanda, país de tradição religiosa romanista, chamado Gideon Ouseley (C.H. Spurgeon, Lições aos Meus Alunos, Vol.1, Fiel, 1990, pp. 80-83). Esse homem, sabiamente, costumava pregar diante de vidraças de farmácias e de casas de católicos para reprimir a fúria dos “atiradores” que, duvidosos de sua pontaria, evitariam lhe jogar tantas coisas.

Em uma de suas pregações, contou Spurgeon a seus alunos, Ouseley, de uma escadaria em frente ao mercado de Enniscorthy, começou a atrair ouvintes ao cantar um hino. A curiosidade promoveu um clima ameno entre os transeuntes até o final da oração do pregador. Entretanto, bastou iniciar a mensagem para que Gideon Ouseley fosse alvo, primeiro, de legumes velhos, batatas e nabos e, depois, de cacos de telha e pedras, os quais causaram alguns ferimentos leves.

Nesse momento, o pregador surpreendeu a multidão ao dizer que sua mensagem lhes seria agradável, pois era sobre a “bendita virgem”. A violência cessou e a atenção do público estava toda sobre o homem. Ele passou a narrar o casamento em Caná da Galiléia, quando a “virgem mãe” notificou o Salvador de que os noivos não tinham mais vinho e, voltando-se para um criado, conhecedora do coração e do caráter do filho, disse-lhe: “Faça tudo o que ele lhe disse” (Jo 2.5). A partir de então, Ouseley passou a citar frases de Jesus como “esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc 13.24) e “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5), completando-as com a frase: “Faça tudo o que ele lhe disse”. Em dado momento, irrompeu, dentre a multidão, uma voz: "Você está certo, está certo".

Essa história me lembra duas disposições necessárias a todo cristão, exemplificadas nessa experiência de Gideon Ouseley:

1. O compromisso de pregar o Evangelho. O evangelismo é uma ordem (Mt 28.19; At 1.8) que deve ser cumprida pela Igreja de Cristo como vocação (1Pe 2.9) e com total empenho e desprendimento (2Tm 4.2). Mesmo quando é alto o custo de falar das boas-novas da salvação, o crente não deve se intimidar ao falar de Jesus (At 4.18-21; 2Tm 1.8), dependendo do auxílio e proteção de Deus (At 18.9-11).

2. O aprendizado e a memorização das Escrituras. Não é possível falar sobre aquilo que não se conhece. A habilidade de Ouseley, narrada acima, só foi possível porque ele conhecia bem a Bíblia e podia usá-la como uma ferramenta. Sem o conhecimento da Palavra de Deus, não é possível ensinar, exortar ou corrigir (2Tm 3.16,17). É preciso estar preparado para apresentar as razões na nossa fé (1Pe 3.15), embasando-a na sua fonte. Sem o conhecimento e a aplicação das Escrituras, não há, de fato, evangelismo (Rm 1.16).

Por um lado, é correto pensar que seria muito bom termos de volta Gideon Ouseley a fim de pregar o Evangelho com tanta ousadia, sabedoria e conhecimento da Palavra. Por outro, é irrelevante a presença ou a ausência de certos nomes, visto que à Igreja, como todo, foram dados tanto as Escrituras como o chamado e a capacitação para o evangelismo. Muitos gideons ouseleys podem e devem pregar hoje, inclusive dentre os da nossa igreja.

Temos de ter coragem, comprometimento e ousadia para falar de Jesus e conduzir a ele os perdidos. É certo que muitas vezes nos arremessarão pedras e cacos de telha, mas nos empenhamos na santa esperança de ouvir, no meio da turba, alguns que digam: "Você está certo, está certo".

Pr. Thomas Tronco
Soli Deo gloria

4 comentários:

  1. Sábias palavras. O Espírito guiou de forma divina suas mãos ao escreve-las. Todos recebemos os dons do Espírito, uns mais do que outros, mas todos recebemos pelo menos um. Não podemos escondê-lo, enterrá-lo como o servo inútil, mas sim usá-lo para a obra do Senhor.

    Oro para que o Espírito Santo nos capacite com coragem e intrepidez para levarmos a Verdade a todos os povos e nações.

    Graça e Paz estejam convosco.

    ResponderExcluir
  2. Brito,

    Faço minha a sua oração: "Oro para que o Espírito Santo nos capacite com coragem e intrepidez para levarmos a Verdade a todos os povos e nações".

    Um abração, amigão.

    Thomas

    ResponderExcluir
  3. MESMO COM TANTA INTREPIDEZ, FALAR NUMA CONGREGACAO A VERDADE CUSTA UM AUTO PREÇO, PRINCIPALMENTE NO MEU CASO DE UMA IGREJA PENTECOSTAL. PEÇO QUE ME AJUDE EM ORAÇAO.
    OBS. TENHO APRENDIDO MUITA COISA COM AS MENSAGENS DO PASTOR THOMAS TRONCO

    ResponderExcluir
  4. Epitácio,

    Vou orar por você, meu irmão. Um abração.

    Pr. Thomas

    ResponderExcluir